Esta pesquisa livre é alimentado por
0%
Sair da pesquisa
 
 
Descrição do Estudo

O contexto atual de envelhecimento demográfico e de aumento da prevalência de doenças crónicas faz dos Cuidados Continuados Integrados (CCI) um setor prioritário em Portugal.

Estes cuidados são atualmente prestados no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), sendo o planeamento desta rede essencial nos dias de hoje, especialmente no contexto de crise económica atualmente instalada em Portugal. Tendo em vista garantir um planeamento adequado, é essencial que sejam respeitados múltiplos objetivos de política de saúde.

Este estudo surge como resposta a esta necessidade de planeamento, sendo dedicado à identificação dos objetivos de política de saúde relevantes a considerar no planeamento da RNCCI, particularmente na região de Lisboa e Vale do Tejo  (LVT), assim como à sua prioritização.

Sendo especialista na área dos CCI em Portugal, a sua colaboração reveste-se de grande importância neste estudo. Assim, agradece-se a sua colaboração ao longo das fases seguintes:

      - 1ª Fase: Fase onde é pedido que identifique os 
objetivos de planeamento que considera relevantes , juntamente com as metas a alcançar para cada objetivo selecionado até 2020. Esta fase ocupará apenas cerca de 10 minutos do seu tempo;

      - 2ª/ 3ª Fases: 
Fase onde é pedido que ordene os objetivos por ordem decrescente de importância relativa, e posteriormente é requerido que avalie qualitativamente os diferentes objetivosEsta fase envolve i) uma primeira fase de ordenação inicial dos objetivos, seguida pela avaliação dos objetivos; e ii) uma segunda fase onde terá a possibilidade de rever as suas opções tendo por base a opinião dos restantes especialistas envolvidos no processo. Estas fases ocuparão apenas cerca de 7 minutos (2ª Fase) e 5 minutos (3ª Fase) do seu tempo;

      - 4ª Fase: 
Validação da importância relativa atribuídas a cada objetivo. Esta fase ocupará apenas cerca de 5 minutos  do seu tempo.
 
 
 
 
Instruções


De seguida são apresentados 7 objetivos de política de saúde reconhecidos como relevantes para o planeamento da RNCCI. É apresentada também uma breve descrição de cada objetivo.

Para cada objetivo:

                    i. Se concorda que se trata de um objetivo relevante tendo em vista o planeamento da RNCCI em LVT, indique a Meta que considera que deve ser alcançada para esse objetivo até 2020 em LVT.

                     ii. Se não considera que se trata de uma de um objetivo relevante, coloque apenas NR.

 No final, caso considere que existem outros objetivos de política de saúde relevantes para o planeamento da RNCCI, por favor indique quais, apresentando uma breve descrição desses objetivos, juntamente com as metas que considera que devem ser alcançadas para cada objetivo até 2020 em LVT.

 
 
 
* A maximização da Equidade de Acesso assegura a prestação de CCI o mais próximo possível dos doentes, e, simultaneamente, assegura a prestação ao maior número possível de doentes.

Considere que hoje em dia os doentes demoram, em média, 27 minutos desde o seu domicílio até aos serviços de CCI. Considerando que se deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, indique quanto tempo (em minutos) considera ser desejável alcançar para este tempo de percurso até 2020 em LVT?
   
 
 
 
* A maximização da Equidade Geográfica assegura o melhor nível de prestação possível nas regiões com pior prestação de CCI. Este objetivo assegura que não existirá nenhuma região sem qualquer prestação de CCI.

Considere que hoje em dia existe pelo menos um concelho em LVT onde apenas 5% dos doentes com necessidade de CCI está a receber esses cuidados (i.e., por cada 100 doentes a necessitar de CCI, existem apenas 5 com acesso a esses cuidados). Considerando que deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, indique qual a percentagem de doentes com necessidade e a receber os cuidados de que necessita que considera desejável alcançar até 2020 nesses concelhos?
   
 
 
 
* A maximização da Equidade Socioeconómica assegura o melhor nível de prestação de CCI possível à população mais carenciada (i.e., população considerada em risco de pobreza e privação material, sem meios financeiros para suportar as despesas associadas à prestação de CCI)

Considere que hoje em dia apenas 26% da população mais carenciada e com necessidade de CCI em LVT está a receber esses cuidados (i.e., por cada 100 doentes carenciados a necessitar de CCI, existem apenas 26 com acesso a esses cuidados). Considerando que deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, indique qual a percentagem de doentes carenciados com necessidade e a receber os cuidados de que necessitam que considera desejável alcançar até 2020 em LVT?
   
 
 
 
* A maximização da Equidade de Utilização assegura o melhor nível de serviço possível para os serviços de CCI com pior prestação. Este objetivo assegura que não existirá nenhum serviço de CCI sem qualquer prestação.

Considere que hoje em dia existe pelo menos um serviço de CCI em LVT onde apenas 2% dos doentes com necessidade desse serviço está a receber esses cuidados (i.e., por cada 100 doentes a necessitar desse serviço de CCI, existem apenas 2 com acesso a esses cuidados). Considerando que deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, indique qual a percentagem de doentes com necessidade desse serviço de CCI e a receber os cuidados de que necessita que considera desejável alcançar até 2020 em LVT?
   
 
 
 
* A minimização dos custos assegura o melhor nível de prestação de CCI ao menor custo possível. Este objetivo pode ser medido pelo custo médio por doente assistido.

Considere que hoje em dia cada doente custa, em média, 3162€ à RNCCI. Considerando que deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, indique qual o custo médio por doente que considera desejável alcançar até 2020 em LVT?
   
 
 
 
*
A maximização dos Ganhos em Saúde assegura a prestação dos serviços de CCI que garantem as maiores melhorias de saúde possíveis para os doentes. Estas melhorias são comummente quantificadas a partir dos anos de vida ganhos ajustados pela qualidade (Quality Adjusted Life Years [QALYs] gained)
 
Considere que hoje em dia a prestação dos CCI em LVT se divide da seguinte forma:
  1. 19% da prestação refere-se a cuidados de convalescença [QALY por serviço = 0.57];
  2. 22% da prestação refere-se a cuidados de média duração e reabilitação [QALY por serviço = 0.86];
  3. 23% da prestação refere-se a cuidados de longa duração e manutenção [QALY por serviço = 0.32];
  4. 4% da prestação refere-se a cuidados paliativos [QALY por serviço = 0.21];
  5. 32% da prestação refere-se a cuidados domiciliários [QALY por serviço = 0.59].

Considerando que deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, e tendo por base os ganhos em saúde medidos pelos QALYs ganhos por serviço prestado (quanto maior o valor de QALYs ganhos, maiores serão os ganhos em saúde decorrentes da prestação desse serviço), indique qual seria a distribuição desejável para a prestação de CCI pelas várias tipologias até 2020 em LVT? Utilize o slider correspondente a cada tipologia para esse efeito. 
Percentagem de Cuidados de Convalescença
Percentagem de Cuidados de Média Duração e Reabilitação
Percentagem de Cuidados de Longa Duração e Manutenção
Percentagem de Cuidados Paliativos
Percentagem de Cuidados Domiciliários
0
Os valores devem totalizar 100
 
 
 
A maximização dos Ganhos em Bem Estar assegura a prestação dos serviços de CCI que garantem as maiores melhorias possíveis para os doentes, não só em termos do seu estado de saúde como também em termos do seu bem estar geral (por exemplo, a nível social). Este bem estar tem sido comummente quantificado com recurso ao instrumento ICECAP-A.

Considere que hoje em dia a prestação dos CCI em LVT se divide da seguinte forma:
  1. 19% da prestação refere-se a cuidados de convalescença [ICECAP-A por serviço = 0.105];
  2. 22% da prestação refere-se a cuidados de média duração e reabilitação [ICECAP-A por serviço = 0.107];
  3. 23% da prestação refere-se a cuidados de longa duração e manutenção [ICECAP-A por serviço = 0.21];
  4. 4% da prestação refere-se a cuidados paliativos [ICECAP-A por serviço = 0.09];
  5. 32% da prestação refere-se a cuidados domiciliários [ICECAP-A por serviço = 0.16].

Considerando que deseja melhorar a prestação de CCI a este nível, e tendo por base os ganhos em bem estar medidos pelo ICECAP-A (quanto maior o valor de ICECAP-A, maiores serão os ganhos em bem estar decorrentes da prestação desse serviço), indique qual seria a distribuição desejável para a prestação de CCI pelas várias tipologias até 2020 em LVT? Utilize o slider correspondente a cada tipologia para esse efeito.
Percentagem de Cuidados de Convalescença
Percentagem de Cuidados de Média Duração e Reabilitação
Percentagem de Cuidados de Longa Duração e Manutenção
Percentagem de Cuidados Paliativos
Percentagem de Cuidados Domiciliários
0
 
 
 
* Considera que existem outros objetivos de política de saúde, para além dos explorados anteriormente, também relevantes para o planeamento da RNCCI em LVT?

Em caso afirmativo, apresenta uma descrição sucinta desses objetivos, juntamente com as metas que considera desejável alcançar até 2020 em LVT para cada um dos objetivos indicados.

Sugestão de organização de resposta: bullet points